Estádio Municipal de Leiria

29 Abr

(Depoimento Jornal de Leiria, 29 de Abril de 2011)

É do senso comum que o Estádio Municipal de Leiria é pouco apreciado pelos leirienses, que consideram que os milhões de euros utilizados nas obras de remodelação foram mal gastos. A União de Leiria queixa-se, também, que é aquele recinto o principal responsável pela pouca afluência aos jogos da equipa sénior de futebol. Na sua opinião, se Leiria tivesse um Estádio emblemático, como o de Braga, ou mais bem enquadrado com a envolvente, como em Coimbra ou Guimarães, a relação da cidade com o recinto seria diferente, ou os milhões gastos seriam sempre uma barreira?


Em meu entender, a fraca afluência aos jogos e o insucesso geral deste investimento pouco ou nada tem a ver com o recinto – que tem, na verdade, uma localização e acessibilidade excepcionais e cujas condições de funcionamento são idênticas às dos restantes estádios mais recentes.

A questão está antes nos pressupostos do programa que orientaram o seu projecto em 2003, designadamente a sua capacidade de utilização permanente, de 23.500 lugares (cerca de 20% da população de todo o Concelho ou 70% da população de Leiria e Marrazes!), conduzindo ao gigantismo da solução final e à sua problemática relação de escala com a encosta do Castelo, bem como na previsão a médio e longo prazo, então desprezada, dos custos associados à manutenção e gestão de um complexo desta dimensão numa cidade média – pressupostos estes que têm sido remetidos para um lugar secundário na discussão.

Não obstante, o enquadramento do Estádio na envolvente, tal como a redefinição dos usos e equipamentos, inicialmente previstos mas ainda por concretizar, é certamente uma questão central para a definição de uma solução, inadiável, para a situação actual e para a dinamização do edifício e da sua ligação à cidade – muito mais do que as questões formais ou de linguagem arquitectónica (que se esgotam geralmente num circuito fechado em si mesmo).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: