Revisão do Plano de Pormenor do Museu de Ílhavo (Concurso Público de Concepção: 1ºLugar)

12 Out

 

Cartaz A1 de apresentação

 

Concurso Público de Concepção para a Revisão do Plano de Pormenor do Museu de Ílhavo

Autoria e Coordenação geral.

Memória Descritiva (extracto)

ESTRUTURAÇÃO URBANA: OBJECTIVOS E MÉTODO

De um ponto de vista metodológico e programático, observaram-se os seguintes princípios de estruturação da área de intervenção:

a)      O prolongamento dos dois eixos de entrada na área de intervenção, assumindo o seu carácter estruturante, de um ponto de vista funcional e simbólico (edifícos de importância colectiva singular e de valor na projecção exterior da imagem de Ílhavo), e a sua ligação à rotunda a Nascente, através da qual se fará, a médio prazo, o aceso ao Parque de Ciência e Inovação e à Universidade de Aveiro.

b)      A caracterização diferenciada de cada um destes eixos: no caso do Museu de Íhavo como eixo pedonal (o que implicou o seu desdobramento, ao nível da circulação automóvel para Nascente) e, no caso do eixo da Biblioteca Municipal como uma nova avenida urbana (dando assim continuidade funcional e legibilidadeà articulação com a Avenida 25 de Abril (onde se localizam outros importantes equipamentos, designadamente o Centro de Artes e a Câmara Municipal).

c)       A definição de um novo espaço público na intersecção destes dois eixos, uma Praça de dimensão significativa, que pudesse traduzir a importância do encontro destes dois eixos e afirmar e traduzir o carácter da nova estrutura urbana, designadamente ao nível da definição de uma nova forma de articular os seus momentos mais significativos.

d)      A integração das áreas já ocupadas no âmbito territorial do PP, essencialmente de dois tipos: uma mais antiga, agarrada a uma matriz cadastral mais irregular, correspondente à frente da Rua de Alqueidão e, a outra, parcialmente correspondente a loteamentos mais recentes, designadamente, na proximidade da Biblioteca Municipal – no sentido da construção de uma matriz regularizada de espaços urbanos, públicos e privados, com uma maior densidade e um novo programa de ocupação (não exclusivamente residencial).

e)      A definição de uma nova ligação, secundária,com  a Rua de Alqueidão (eliminando a ligação viária pela Rua Alexandre da Conceição, que se  pedonaliza) e o seu prolongamento até à via das Lavegadas.

f)       O completamento da rede viária secundária, de acordo com uma matriz de quarteirões de médias dimensões,  orientada simultaneamente pela estrutura cadastral e pela definição de novos quarteirões predominantemente orientados no sentido da melhor exposição solar dos seus edifícios.

g)      A definição de uma rede de percursos pedonais, que assegurasse simultaneamente o mais curto trajecto entre os dois Equipamentos existentes na área de intervenção (e a nova Praça) e novas áreas de maior valor representativo e funcional, destinadas à instalação de equipamentos, em posições estratégicas, no sentido de polarizar não apenas a área de intervenção como as áreas confinantes (quer as existentes, quer as que se venham ainda a definir no âmbito das dinâmicas de urbanização em curso).

h)      A definição de um novo Parque Verde Urbano, associado ao enquadramento e protecção da linha de água existente no lado Nascente da área de intervenção, e equipado com campos de jogos e pequenos equipamentos de apoio (quiosques). Diagrama 7.

i)        A definição de uma nova centralidade de perfil funcional mais especifíco no centro da área de intervenção, correspondente à nova Praça que resulta da intersecção das principais entradas, correspondente a uma ligeira densificação do tecido edificado e à previsão de instalação de usos não residenciais, designadamente comércio (ao nível dos arruamentos), serviços e escritórios (procurando tirar partido das sinergias criadas pela instalação do novo Parque de Ciência e Investigação e outros equipamentos do mesmo âmbito a instalar na área).

 

vista geral da proposta/rede de equipamentos propostos (a laranja)

 

 

articulação dos eixos pedonais (arborizados) com a praça central e o parque verde urbano

 

 

vista da praça central e articulação com o museu marítimo de ílhavo

 

 

vista da praça central (área de concentração de comércio, serviços e escritórios)

 

3 Respostas to “Revisão do Plano de Pormenor do Museu de Ílhavo (Concurso Público de Concepção: 1ºLugar)”

  1. pedro trindade ferreira 12 de Outubro de 2010 às 21:11 #

    Obrigado a toda a equipa que aceitou vir a desenvolver este trabalho comigo: José Rosa, Sofia Castelo, Sofia P.Abreu, João Gomes/José Reis, Fraústo dos Santos e António Cova.
    Um obrigado especial também a Henrique Soares, companheiro das horas complicadas e autor das imagens tridimensionais que ajudaram a explicitar o conceito.
    E, por fim, um obrigado aos amigos que tornaram mais vivas, rebatendo-as e complementando-as, as ideias que sustentam a proposta desde o início.

  2. Pedro Pacheco 12 de Outubro de 2010 às 21:18 #

    Viva Pedro !
    Foi com grande agrado e algum orgulho que recebi esta boa nova.
    Pareceu-me um excelente trabalho e esperemos que não fique esquecido no fundo de alguma gaveta, tal como outros tantos de elevada qualidade que muito bem sabemos que existem por aí.
    Pelos vistos não tens parado e a tua actividade académica/profissional parece crescer e florescer de modo sustentado.
    Grande Abraço, Parabéns e talvez nos encontremos por aí um dia.

    Ppacheco

    • pedro trindade ferreira 12 de Outubro de 2010 às 21:35 #

      Muito obrigado. E espero realmente que nos encontremos (por aí ou por cá tanto faz) um destes dias. Abraço forte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: